Biblioteca itinerante do SESC chega a Búzios e oferece empréstimo gratuito de livros


Unidade móvel estará no balneário até o fim do mês que vem.


Em 16/03/2024

BIBLIOTECA ITINERANTE DO SESC CHEGA A BÚZIOS E OFERECE EMPRÉSTIMO GRATUITO DE LIVROS

Unidade móvel estará no balneário até o fim do mês que vem.

Por Virgínia Carvalho

A Unidade móvel está estacionada na praça do Dona Uia (INEFI).

A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, está recebendo a unidade móvel BiblioSesc, uma biblioteca itinerante do Sesc-RJ.

O veículo vai ficar estacionado na praça do Inefi, das 9h30 às 17h, de terça a quinta-feira, até o dia 30 de abril.

A biblioteca oferece livros gratuitamente à população, através de um empréstimo que é válido por 14 dias. Para fazer a renovação, o leitor pode ir presencialmente à unidade, entrar em contato por telefone: (21) 96722-8280 ou enviar um email para o bibliosesc04@sescrio.org.br.

O empréstimo deve ser realizado presencialmente no BiblioSesc. Para isso, é necessário realizar um cadastro apresentando o CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Menores de 12 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais.

De acordo com Iara Costa, responsável pela Rede de Bibliotecas do Sesc-RJ, a ação democratiza o acesso à informação e garante que a população consiga ler livros novos, de qualidade, sem precisar pagar:
Atuamos em locais que muitas vezes não têm livrarias, nem outros equipamentos culturais. Por isso, democratizar o acesso é o ponto mais importante. É apresentar o livro como um instrumento de transformação social.

Iara informou que o BiblioSesc conta com quatro mil obras em cada caminhão, mas o acervo de toda a rede de bibliotecas fica disponível para empréstimos entre as unidades, que tem 70 mil obras.

Na estrutura adaptada dentro do veículo, o público pode encontrar diversos gêneros literários, como terror, aventura, ficção, suspense e muito mais. De acordo com Iara, os gêneros de maior interesse dos leitores são o romance e a literatura infantojuvenil.

O Bibliosesc iniciou as atividades em 2005 e possui 54 unidades móveis no Brasil.

De acordo com a Prefeitura de Armação de Búzios, a chegada da biblioteca itinerante é extremamente importante, uma vez que disponibiliza acesso à cultura e ao conhecimento:
Essa iniciativa contribui significativamente para o desenvolvimento educacional, cultural e social da população, especialmente entre crianças e adolescentes, ao proporcionar o acesso a materiais diversificados que enriquecem seu universo literário e intelectual
Além disso, a prefeitura destaca que a ação tem total apoio do município:

A presença da biblioteca itinerante na comunidade representa uma oportunidade única de acesso à cultura e ao conhecimento, promovendo o hábito da leitura e enriquecendo a vida das pessoas. É um verdadeiro serviço de utilidade pública que merece todo o apoio e incentivo.

A biblioteca itinerante está na rua Ermelinda, estrada dos Búzios, nº 2. Vale lembrar que o Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril.

www.portalmultiplix.com

ÁREA RESERVADA
REGISTER FORM
refresh captcha