Óleo de cozinha usado é coletado para reciclagem em Búzios


Os moradores podem entregar o óleo usado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, ao lado da lagoa da Usina


Em 25/03/2019

ÓLEO DE COZINHA É COLETADO PARA RECICLAGEM EM BÚZIOS

Por ASCOM

Em lugares o óleo de cozinha é descartado de forma inadequada, acarretando prejuízo para o meio ambiente. Com foco nesse contexto a Prefeitura de Búzios criou o projeto de coleta de óleo para reciclagem. Os moradores podem entregar o óleo usado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, ao lago da Usina.

O projeto ganhou ampliação, em parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca com a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia as escolas municipais terão coleta também. O intuito é que todas as unidades escolares municipais recolham o óleo usado para fazer as merendas.

As bombonas para armazenamento do óleo de cozinha já foram entregues nessa semana em onze das vinte e cinco unidades escolares da rede. A previsão é que até o início de março todas as escolas já estejam preparadas para iniciação da coleta. Como parte do programa, serão ministradas diversas palestras sobre a conscientização da coleta de óleo e o cuidado com meio ambiente. Os pais dos alunos terão a oportunidade de participar de oficinas de confecção de sabão com óleo de cozinha coletado.

Uma cooperativa credenciada pelo Governo do Estado, licenciada pelo INEA e pelo município, se encarrega de levar o produto para ser processado. Os litros de óleo retirados das escolas são mandados para a cooperativa que envia o material para reciclagem. Este será reutilizado na produção de sabão e de fontes alternativas de energia.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Hamber Rabello, a coleta nas escolas é uma forma de conscientizar os alunos e seus pais. É muito comum os moradores e comerciantes despejarem o óleo de modo indevido. A coleta organizada garante que o óleo não será descartado de forma inapropriada, evitando danos diretos ao meio ambiente, explicou Hamber.

A coleta de óleo também acontece todos os sábados na Feira Periurbana (Praça Dona Dita, na Ferradura).

Nota Búzios Direct: Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico. Vamos reciclar todo nosso óleo usado.

ÁREA RESERVADA
REGISTER FORM
refresh captcha